São Paulo, outubro de 2014 – Estudos apontam que ouvir histórias, especialmente na primeira infância, favorece o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, contribui para o bom desempenho escolar e impacta positivamente no nível socioeconômico do indivíduo na vida adulta. Por acreditar no poder transformador da educação e que ela é responsabilidade de todos, o Itaú lançará nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, uma nova campanha nacional de incentivo à leitura do adulto para crianças.

 

A iniciativa faz parte do programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, responsável por desenvolver programas que compõem o investimento social do banco.  Para sensibilizar os adultos a lerem para os pequenos e apoiá-los neste gesto, o Itaú ofertará gratuitamente 2,2 milhões de Coleções Itaú de Livros Infantis, totalizando 4,4 milhões de exemplares. Além disso, organizações não governamentais (ONGs) e escolas da rede pública de ensino infantil têm 200 mil coleções reservadas para atender às crianças dessas instituições. Desde 2010, até o final deste ano, terão sido entregues pelo programa mais de 40 milhões de livros.

 

Voltadas para crianças pequenas, as coleções são compostas por dois títulos recomendados por especialistas em literatura infantil: Gato prá Cá, Rato para Lá, de Graça Lima (Editora Rovelle) e Papai!, de Philippe Coretin (Editora Cosac Naify). Além dos livros, o adulto receberá um folheto com informações sobre alguns benefícios da leitura e os impactos deste hábito ao longo da vida da criança.

 

Assim como na última edição, a coleção também ganhou versão em fonte ampliada e braile para contemplar pessoas com deficiência visual. O material foi produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Serão disponibilizadas duas mil coleções neste formato. Os interessados em participar do programa e ler para crianças podem solicitar a sua coleção por meio do site www.itau.com.br/crianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado gratuitamente pelos Correios. No portal, o internauta também encontra dicas para realizar ações de leitura, indicações de livros, vídeos, além de poder fazer o download gratuito de aplicativos para o celular, nas versões Android e iOS, para interagir com os exemplares da coleção.

 

Para chegar às diversas regiões do Brasil, a campanha conta com amplo apoio dos colaboradores Itaú nas quatro mil agências do banco. Os funcionários participarão dessa mobilização oferecendo aos usuários que realizarem operações nos caixas cédulas de “Um Conto”, nas quais foram estampadas quatro fábulas clássicas da literatura infantil. As notas também serão distribuídas nas bilheterias do Espaço Itaú de Cinema, presentes em Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

 

Além disso, os colaboradores desenvolvem ações voluntárias de leitura em ONGs, escolas, creches, parques, hospitais e outros espaços públicos e fazem a doação de uma Biblioteca Itaú Criança para a organização que recebe a ação. Neste ano, serão oferecidos 12 mil acervos, compostos por títulos criteriosamente selecionados e voltados para o público infantil, juvenil e adulto. De 2011 a 2014, terão sido entregues pelo programa 28 mil  Bibliotecas Itaú Criança. Colaboradores voluntários também contam com formação em mediação de leitura e, até o final do ano, serão realizadas 31 formações em todo o país.

 

Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social com o Instituto Datafolha, em 2012, identificou que 96% da população brasileira considerava relevante ler para crianças, mas apenas 37% deles realizava isso na prática.

 

Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias, a campanha é uma oportunidade de provocar a sociedade para realizar algo concreto em prol desta causa. “Temos clareza da importância da leitura na vida das crianças e jovens, mas precisamos partir para a ação. É por meio de um trabalho em conjunto entre governos, ONGs e empresas que poderemos contribuir para uma educação de qualidade, e incentivar a convivência familiar e comunitária, direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes”.

 

 

Itaú lança nesta quarta-feira (1º/10) uma nova campanha nacional de incentivo à leitura do adulto para crianças

 

Serão oferecidos 4,4 milhões de livros infantis com o intuito de sensibilizar a sociedade para a importância de ler para os pequenos, contribuindo assim para uma educação de qualidade, direito fundamental de todas as crianças

VOLTAR

PRESS KIT

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO