Incentivo à leitura

 

O programa realiza uma campanha nacional de incentivo à leitura, na qual os adultos são convidados a ler para crianças pequenas. Para apoiar este gesto, pais educadores, voluntários de organizações sociais e as demais pessoas que aderem à iniciativa recebem gratuitamente uma Coleção Itaú de Livros Infantis, composta por títulos recomendados por especialistas em literatura infantil, e um folheto com informações sobre os benefícios e os impactos deste hábito ao longo da vida da criança. Neste ano, 2,2 milhões de Coleções Itaú de Livros Infantis serão ofertadas gratuitamente pela instituição. Desde 2010, até o final de 2014, terão sido entregues pelo programa mais 40 milhões de livros.

 

O público pode solicitar as coleções por meio do site www.itau.com.br/crianca, que traz indicações de livros, projetos de leitura, vídeos, notícias e aplicativo para celular, nas versões Android e iOS, que possibilita realizar interações com os exemplares da coleção.

 

 

Alguns destaques:

 

2006 - Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em toda a rede de agências com campanha de arrecadação e doação de livros infantis em parceira com a Pastoral da Criança.

 

2007 - Gerentes das agências Itaú são envolvidos e doam os livros arrecadados em campanha para escolas públicas em todo o Brasil.

 

2008 - Criado o Rally Itaú Criança para engajamento de funcionários da administração central do Itaú – 3 mil colaboradores envolvidos.

 

2009 - Distribuição de 2 milhões de cartilhas “Guia da Educação em Família” do programa Educar para Crescer (Abril) e Movimento Todos pela Educação para escolas públicas e nas agências do Itaú.

 

2010 - Programa deixa de arrecadar livros e passa a convidar a sociedade a contribuir com a causa doando não o livro, mas o tempo de ler para uma criança. Como incentivo, o Itaú Criança passa a oferecer gratuitamente livros infantis.

 

2011 - A Fundação passou a oferecer oficinas de mediação de leitura para os colaboradores do banco, que são estimulados a ler para crianças em escolas públicas, creches, organizações sociais, hospitais e outros equipamentos públicos. Além disso, todos os colaboradores do banco podem solicitar uma Biblioteca Itaú Criança e doá-la para uma organização, onde realizam ação de leitura. A biblioteca é composta por títulos recomendados por especialistas em literatura, voltados para os públicos infantil, juvenil e adulto.

 

Neste ano, o programa passou a realizar parcerias com secretarias municipais de educação para estimular a reflexão de gestores públicos sobre a importância da leitura e para dar, às crianças da rede pública de ensino, acesso aos livros da coleção.

 

2012 - A Fundação Itaú Social realizou um estudo com o Instituto Datafolha para conhecer a percepção do brasileiro em relação à importância de ler para as crianças. A pesquisa revelou que, para 96% dos entrevistados, incentivar crianças de até cinco anos de idade a gostar de ler é importante (20%) ou muito importante (76%). No entanto, somente 37% deles realizava isso na prática.

 

A Coleção Itaú de Livros Infantis ganhou versão em fonte ampliada e braile para contemplar também as pessoas com deficiência visual. Foram ofertadas 2 mil coleções para este público, além de um folheto com dicas de leitura e adesivo. A versão acessível foi produzida a pedido da Fundação Itaú Social pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

2013 – Programa passa a incentivar a troca de livros para estimular que histórias sejam lidas e desfrutadas por mais pessoas. Por meio do site do Skoobinho é facilitada a circulação de 2,9 mil livros infantis.

VOLTAR

PRESS KIT

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO