PRESS KIT

Povoado brasileiro em várzea, Sec XVII, Frans Post. Foto: Edouard Fraipont

.04

O sonho do colecionador

Foi movido pelo sonho de reunir registros artísticos e históricos do Brasil que Olavo Setubal, um dos líderes do Itaú, começou, em 1969, a colecionar obras de arte, documentos, objetos e livros. A primeira aquisição foi o quadro Povoado numa Planície Arborizada, de Frans Post [exposto no núcleo Brasil Holandês].

 

Atualmente sob os cuidados do Itaú Cultural, esse acervo possui mais de 12 mil itens e é considerado o maior de uma companhia privada da América Latina.

 

As peças expostas no Espaço Olavo Setubal integram duas coleções específicas desse universo – a Brasiliana Itaú e a Itaú Numismática – e revelam os cinco séculos da nossa história.

Um recorte desse patrimônio foi organizado pela equipe do Itaú Cultural em homenagem a ele, um dos nomes determinantes para que o instituto seja hoje um relevante protagonista na democratização do acesso e no fomento à cultura e à arte brasileiras.

 

O percurso por raros registros das artes e das ciências possibilita uma experiência inspiradora, didática e prazerosa, que revela nosso passado, explica nosso presente e projeta nosso futuro. Você é nosso convidado para conhecer esse legado e tornar realidade o sonho de Olavo Setubal de proporcionar a todos os interessados a experiência de conhecer a coleção.

 

Milú Villela

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

Voltar