PRESSKIT DIGITAL 2014

Perfil da Comissão Rumos Itaú Cultural

 

Ilana Feldman

É doutora em cinema pela USP, com passagem pela Universidade Paris VIII, e pós-doutoranda em teoria literária pela Unicamp, com a pesquisa "Os Diários Cinematográficos de David Perlov: do Privado ao Político". Também atua como curadora do ciclo mensal "O Cinema e o Irrepresentável" no Centro da Cultura Judaica de São Paulo.

Juarez Fonseca

Jornalista desde 1970, atualmente é colunista do Zero Hora, jornal de Porto Alegre, do qual também foi crítico de música e editor. Pesquisa música brasileira, coleciona e produz discos e é autor de livros. Acumula experiências como jornalista, jurado e curador de projetos culturais. Foi comentarista de música em rádio e TV e ocupou cargos públicos e também no Sindicato dos Jornalistas em áreas de cultura, no Rio Grande do Sul. É consultor do Projeto Unimúsica, da UFRGS.

Marcelo Evelin

Coreógrafo, pesquisador e intérprete. Em 1986, mudou-se para a Holanda para trabalhar com dança e colaborar em projetos de teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com a Companhia Demolition Inc. e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã, Holanda. Orienta workshops e projetos colaborativos na Europa, nos Estados Unidos, na África, no Japão, na América do Sul e no Brasil. Desde 2006, atua como gestor e curador em Teresina (PI), com o Núcleo do Dirceu – coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento para artes performáticas contemporâneas. Seus dois últimos espetáculos,  Matadouro (2010) e De Repente Fica Tudo Preto de Gente (2012), estão   em teatros e festivais no Brasil e no exterior.

Marcelo Gomes

Cineasta de premiada carreira, estreou seu primeiro longa-metragem, Cinema, Aspirina e Urubus (2005), em Cannes, onde ganhou o prêmio da Educação Nacional da França. O filme participou de 80 festivais ao redor do mundo e recebeu 52 prêmios – entre eles o de Melhor Filme em Guadalajara, Lima, Mar del Plata e na Mostra Internacional de São Paulo. Em codireção com Karim Aïnouz, realizou Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), première nos festivais de Veneza, do Rio de Janeiro e de Havana, entre outros. Voltou à direção com Era Uma Vez Eu, Verônica (2012), vencedor dos festivais de Brasília e do Amazonas, participante nos festivais de Toronto, San Sebastian e Cuba – recebendo, nos dois últimos, Menção Honrosa – e Prêmio da Crítica no Festival de Cinema de Guadalajara. Está finalizando o longa-metragem O Homem das Multidões, em parceria com Cao Guimarães.

Maria Esther Maciel

Escritora e professora de Teoria da Literatura da UFMG, nos níveis de graduação e pós-graduação. Tem doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição e pós-doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. É pesquisadora do CNPq e colunista semanal do caderno de cultura do jornal Estado de Minas. Publicou vários livros nos campos da ficção, da poesia e do ensaio, além de artigos, poemas e contos avulsos em antologias, revistas e jornais do Brasil e do exterior.

Maria Tendlau

É mestre em Teatro e Educação pela ECA-USP. Implantou e coordenou o Projeto Teatro Vocacional de 2001 a 2004, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Fez parte do conselho curador do Próximo Ato - Encontro Internacional de Teatro, organizado pelo Itaú Cultural, por quatro anos. Foi consultora pedagógica do Projeto Ademar Guerra em 2009 e coordenadora programática de teatro do Programa Fábricas de Cultura entre 2009 e 2011, ambos da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. Em 2011 e 2012 foi curadora de teatro do Centro Cultural São Paulo. em Piracicaba, SP. Atualmente é orientadora de Arte Dramática do Teatro da USP (Tusp) e integra o Núcleo Coisa Boa e o Coletivo Bruto.

Nelio Bizzo

É biólogo e coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Tem atuado na interface entre ciência e teatro e na divulgação científica. A experiência acadêmica, além da graduação e da pós-graduação da USP, inclui atividades na Università degli Studi di Verona (Itália). É membro de diversas associações científicas e foi eleito Fellow da Society of Biology (Londres).

Regina Silveira

Artista plástica desde os anos 1960, construiu sólida carreira com participação em mostras nacionais e internacionais. É destaque na produção pioneira no Brasil com vídeo e outros suportes multimídia. Recebeu bolsas da Fundação Guggenheim (1990) e da Pollock–Krasner (1993), entre outras. Em suas premiações recentes destacam-se o Bunge para Artes Plásticas (2009) e o Clarival do Prado Valladares (2012), por sua trajetória, e o Prêmio Masp de Artes Visuais (2013), pelo conjunto da obra.

Reinaldo Pamponet

Empreendedor e pesquisador em novos modelos econômicos e inovação social. Formado em administração de empresas, com MBA e especializações, migrou da carreira executiva para as iniciativas de aprendizagem e modelagem econômica da sociedade em rede. Em 2002, fundou a Eletrocooperativa, em Salvador (BA). Atualmente, mantém a rede itsNOON (itsnoon.net) – plataforma de criatividade social – e também assessora organizações de economia criativa.

Valmir Santos

Atua há mais de 20 anos como jornalista, crítico e pesquisador teatral e é mestre em artes cênicas. Coautor do site Teatrojornal – Leituras de Cena (teatrojornal.com.br), escreveu para veículos como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Bravo!. É autor de capítulos e livros com perfis históricos dos grupos Armazém Companhia de Teatro (RJ), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (RS), Parlapatões, Patifes & Paspalhões (SP) e Grupo XIX de Teatro (SP).

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO