Itaú Cultural anuncia os selecionados no programa Rumos

 

O Rumos, um dos principais programas de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do país (são 17 anos de estrada), celebra nesta segunda-feira, 26 de maio, uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado no ano passado. O programa, que abandonou o formato tradicional de patrocínio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o patrocinador, tem agora sua primeira leva de contemplados.

 

Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar de 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira, constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos, chegou à lista de 104 trabalhos que irão receber apoio da instituição.

 

O novo formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de patrocinar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e terá entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

 

“Não poderíamos ter dado um passo mais certeiro ao fazer a escolha radical de entregar ao mundo da cultura a definição dos parâmetros do fomento”, diz Eduardo Saron, diretor da insituição. “Foi como se tivéssemos aberto as portas do Instituto para um universo que estava fervilhando aí fora e que não encontrava canais para nos acionar”, diz. “A gama de projetos que iremos patrocinar nos colocou em sintonia com o que está presente na diversidade da criação e produção brasileira nesta área”, complementa ele para concluir: “Todos os estados do país serão impactados, seja pela origem dos proponentes, seja pela destinação final dos projetos.”

 

Pela distribuição geográfica, a região Norte foi contemplada com seis projetos (6% do total); o Nordeste com 20 (19,9%); o Centro-Oeste com cinco (5%); o Sul com 16 (15,9%) e Sudeste com 54 (53,4%).  Do exterior, foram selecionados projetos da Espanha e Argentina – os quais apresentaram iniciativas que guardam relação direta com o Brasil.

 

No total, o programa recebeu 15.120 inscrições. Das cinco regiões brasileiras foram inscritos 14.907 projetos – 589 do Norte (3,95% do total), 2.615 do Nordeste (17,54%), 990 do Centro-Oeste (6,64%), 1.859 do Sul (12,47%) e 8.854 do Sudeste (59,39%). Do exterior, de países como Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão, França, foram registradas 213 inscrições.

 

A Comissão Multidisciplinar de Seleção avaliou as propostas entre a segunda quinzena de novembro de 2013 e maio de 2014. O grupo, responsável pela eleição dos projetos foi formada pelos gerentes de núcleo do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira (literatura e audiovisual), Edson Natale (música), Marcos Cuzziol (inovação em arte e tecnologia), Sofia Fan, (artes visuais), Sonia Sobral (teatro e dança), Valéria Toloi (educação e arte), Ana de Fátima Sousa (comunicação), Tânia Rodrigues (Enciclopédia) e Anna Paula Montini (jurídico).

 

A eles se juntaram o crítico de música Juarez Fonseca, o coreógrafo Marcelo Evelin, o cineasta Marcelo Gomes e o especialista em pesquisa em educação, Nélio Bizzo. Também integraram o grupo de avaliação, o pesquisador em novos modelos econômicos Reinaldo Pamponet, a artista visual Regina Silveira, o crítico e pesquisador teatral Valmir Santos, a doutoranda em cinema Ilona Feldman, a escritora e professora de Teoria da Literatura Maria Esther Maciel e a mestre em teatro e educação Maria Tendlau.

 

Além de fazer a seleção e organizar os trabalhos, em alguns casos, o grupo atuou e atuará como mediador junto aos artistas, promovendo o diálogo com outras proposições e sugerindo reflexões que possam contribuir para o resultado final.

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