A OCUPAÇÃO
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Em julho, uma série de encontros com convidados para debater arquitetura e a obra de Vilanova Artigas, além de lançamentos de livros, oficinas, e contação de histórias, estão na programação paralela organizada pelo Itaú Cultural para acompanhar a 24ª ° mostra da série Ocupação – esta em homenagem ao arquiteto
O Núcleo de Educação e Relacionamento do instituto também programou atividades paralelas à exposição. Entre julho e agosto, estudantes, pesquisadores, e interessados em arquitetura são convidados a participar da ação Próxima Parada: Vilanova Artigas. Acompanhados pelo arquiteto Marco Artigas, neto de Vilanova Artigas, o público é levado a visitar algumas obras do arquiteto homenageado, como o Edifício Louveira, Conjunto Habitacional CECAP e Casa do Arquiteto. Em outra atividade, Mais de Artigas, em conversas descontraídas os educadores do Itaú Cultural falam sobre o universo do arquiteto abordando temas como arquitetura, educação e homem público a partir de algumas obras presentes na exposição. (veja mais abaixo as atividades para estas ações)
PROGRAMAÇÃO GERAL
Dia 1 de julho
20h
A Arquitetura Artigas
Conversa com Paulo Mendes da Rocha
Sala Itaú Cultural
Uma hora de duração
Paulo Mendes da Rocha formou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1954. É professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde 1962. Várias vezes premiado no Brasil e no exterior, recebeu em 2000, o Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana por sua obra de renovação da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi também um dos representantes da arquitetura brasileira na Bienal de Veneza de 2000. Recebeu o Prêmio Pritzker em 2006.
21h
Lançamento do livro Vilanova Artigas
(Terceiro Nome, 2015)
Piso Paulista
O livro oferece pistas para a trajetória de Vilanova Artigas, por meio da publicação de 43 projetos, construídos e ainda existentes, realizados pelo arquiteto, incluindo duas obras nunca executadas – o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A historiadora e sua filha Rosa Artigas, após cinco anos de pesquisas nos acervos do pai, teve a ideia de mostrar estes projetos sob o viés histórico.
Autores: Rosa Camargo Artigas
Coautoria: Marco Artigas
Dia 8
20h
Arquitetura e Urbanismo
Conversa com Nabil Bonduki
Sala Itaú Cultural
Uma hora de duração
Nabil Bonduki é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em 2011. Atualmente é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e secretário municipal de Cultura.
Dia 11
Das 14h30 às 16h
Lançamento do livro infantil A mão livre do vovô
Editora Terceiro Nome
Piso Paulista
Os arquivos de Vilanova Artigas escondiam muitos desenhos que ele fazia para os seus cinco netos. Na Casinha, nome afetivo dado à sua primeira residência e onde, depois, mantinha uma oficina, passava horas com os netos e fazia com eles brinquedos de papel, móbiles com latas de óleo e desenhando o que lhe pediam: elefantes, girafas, cavalos, bailarinas, aviões, um trem com vagões unidos por fita adesivapara o livro, Michel Gorski e Silvia Zatz criaram uma narrativa para unir os desenhos, o Estudio Kiwi fez o design gráfico para levar os desenhos do vovô Vilanova Artigas às crianças.
Das 14h30 às 15h30
Contação de história: A mão livre do vovô
Piso Paulista
A atriz, contadora de histórias, figurinista e artista plástica Ana Luísa Lacombe, acompanhada de Betinho Sodré, na sonoplastia e percussão, a partir do livro A mão livre do vovô eles interpretam um texto que também conta a vida de Artigas, dede a sua infância à luta política, passando pelo seu legado na arquitetura e sua relação com os netos em linguagem adequada às crianças.
Das 14h às 15h30
Oficina: Desenhos Artigas
Ministrada pela Casa de Ideias
No 1S
40 vagas
A inscrição deve ser feita com meia hora de antecedência
Cada criança, acompanhada ou não pelos pais ou responsáveis, auxiliada pelos professores da Casa de Ideias, constrói e leva para casa um brinquedo feito com diversos materiais como madeira, plástico, motores, fios, botões, luzes. Todos com referência aos desenhos que o arquiteto Vilanova Artigas fazia junto a seus netos.
Dia 22
20h
Arquitetura e Quadrinhos
Conversa com Luiz Gê
Sala Itaú Cultural
Uma hora de duração
Luiz Gê é formado em arquitetura pela USP. Foi um dos fundadores da revista Balão, que revelou o talento de quadrinistas como Laerte, Angeli e os irmãos Paulo e Chico Caruso. Criou a HQ que inspirou o álbum Tubarões voadores (1984), de Arrigo Barnabé, reproduzida no encarte do LP, e foi um dos fundadores da Circo Editorial, responsável pela publicação das revistas Chiclete com Banana, Circo e Geraldão.
Dia 29
20h
A convivência com Artigas
Conversa com Jorge Mautner
Sala Itaú Cultural
Duração de uma hora
O cantor, compositor e poeta Jorge Mautner um dos nomes mais importantes do Tropicalismo e do Pós Tropicalismo coleciona em sua carreira colaboração com alguns dos maiores nomes da música brasileira e reconhecimento de público e crítica, que se evidencia pela influência de Mautner em diversos outros artistas; como na Nação Zumbi, principal nome do movimento manguebeat e que gravou a celebre música Maracatu Atômico, composição de Mautner com Nelson Jacobina. Na literatura possui uma obra vasta, com livros como Kaos, Fragmentos de Sabonete, Vigarista Jorge, Narciso em Tarde Cinza e Deus da Chuva e da Morte, com o qual recebeu o prêmio Jabuti, em 1962. Foi também secretário literário do poeta Robert Lowell.
PROGRAMAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E RELACIONAMENTO
Próxima Parada: Vilanova Artigas
11 de julho (sábado, a partir das 10h)
Visita a obras situadas em Higienópolis – Pacaembú - Sumaré
20 vagas – inscrições a partir do dia 7
18 de julho (sábado, a partir das 10h)
Visita a obras em Guarulhos
40 vagas – inscrições a partir do dia 14
25 de julho (sábado, a partir das 10h)
Visita a obras na Zona Sul (sábado, a partir das 10h)
20 vagas – inscrições a partir do dia 21
Duração aproximada – 180 minutos
A partir de 16 anos.
Inscrições pelo telefone 2168-1876, de terça à sexta, das 9h às 20h.
Mais de Artigas
Todos os domingos às 18h
Conversas descontraídas com os educadores do Itaú Cultural sobre o universo do arquiteto abordando temas como arquitetura, educação e homem público a partir de algumas obras presentes na exposição.
Duração aproximada: 30 minutos
20 vagas
Mais informações pelo telefone 2168-1876, de terça à sexta, das 9h às 20h ou no balcão de atendimento ao público – Piso Térreo
VOLTAR
2015 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO