DEZ ANOS DE FOMENTO À MÚSICA BRASILEIRA, MAIS DE 270 PROJETOS E 104 MILHÕES INVESTIDOS

 

Baixe depoimentos em áudio de artistas patrocinados pelo edital e da equipe do programa.

 

ÁUDIO

O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira completa dez anos em junho de 2015, ocupando papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 270 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de mais 1130 produtos culturais (mais de mil shows, 89 CDs, 19 DVDs, 17 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Hoje proporciona o lançamento de um volume de CDs comparável aos principais selos de música brasileira não orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 CDs por ano. E patrocina anualmente pelo país cerca de 150 shows gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente, quando se trata de artistas consagrados.

 

Ao longo de 2015, estão previstos lançamentos de 31 CDs, 8 DVDs, 2 vinis, 6 livros, 1 acervo, 1 aplicativo e o patrocínio a 145 shows e oficinas, em 39 cidades do País. Entre os destaques do ano estão o lançamento de discos de novos talentos como as cantoras baianas Larissa Luz, Mariella Santiago e Manuela Rodrigues, as paraenses Aíla e Sammliz, os músicos pernambucanos Zé Manoel e Vitor Araújo, os gaúchos Filipe Catto e Thiago Ramil, as bandas mineiras Dibigode e Pequena Morte, a banda paulistana Aláfia e Rodrigo Campos. Também chegam a público projetos que valorizam o legado musical brasileiro, como a coletânea Mestres Navegantes do Pará, o acervo do sambista baiano Batatinha, o livro do gaúcho Luis Carlos Borges e o livro-CD “Cantos da Floresta”, projeto educativo sobre música indígena, entre outras iniciativas que mantêm nossa memória musical viva e aberta à reinterpretação. O Natura Musical apoia ainda a turnê de Gal Costa interpretando Lupicínio Rodrigues, um repertório que vem encantando a crítica e será registrado em CD, os novos trabalhos de Chico César, após um período de sete  anos sem um disco de inéditas, Elza Soares, ao lado da nova geração paulista, e artistas em fase de consolidação da carreira como BNegão, Emicida e Tulipa Ruiz.

 

O programa participou ativamente do lançamento e consolidação de alguns dos mais representativos nomes da nova geração, com a gravação de discos e patrocínio de artistas como Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Marcia Castro, Lurdez da Luz, Felipe Cordeiro, Luê, Marcela Bellas e Céu.

 

No campo do resgate e legado, já patrocinou projetos como a organização, recuperação e digitalização de acervos da pianista Chiquinha Gonzaga, do músico Ernesto Nazareth, de Gilberto Gil e de Dorival Caymmi e a produção dos documentários “A Música Segundo Tom Jobim”, “O Mistério do Samba” e “Dominguinhos+”. O Natura Musical passou a ocupar também posição central na preservação e difusão da música de raiz (de vertente regional, folclórica ou de caráter histórico e antropológico) em projetos que valorizam a cultura regional como o Grupo Uirapuru, Mestres Navegantes, A Música das Cachoeiras, Jongos do Brasil, Mestres da Guitarrada, Projeto Pantanais e Pífanos do Congado, entre outros.

 

Ao mesmo tempo, financia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Marisa Monte, Tom Zé, Lenine, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Lô Borges. Desde a criação até a divulgação do balanço anual da empresa de 2014, o Natura Musical contabiliza investimento de R$ 104 milhões (59% de recursos próprios e 41% de verbas incentivadas), com impacto direto em mais de um 1,15 mi de pessoas.

 

Sua principal vitrine é o Festival Natura Musical, com shows gratuitos, em espaços públicos e programação exclusivamente nacional. No ano passado, a quarta edição do evento levou a Belo Horizonte artistas como Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Fernanda Takai, Nação Zumbi, Karina Buhr, 5 a Seco, Siba, entre outros, para uma maratona de 12 horas de shows de graça em três praças da cidade, atingindo um público de 45 mil pessoas. Ainda no âmbito da difusão, o portal Natura Musical tem uma média de 80 mil visitantes e mais de 2.000 downloads por mês. Seus canais nas redes sociais atingem 1,3 milhões de seguidores.

 

A música foi escolhida pela Natura como foco de sua atuação na área cultural por que reflete a razão de ser da empresa, o “Bem-Estar Bem” e uma decisão natural para reforçar a brasilidade da marca. O programa nasceu com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais diferentes vertentes de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e o público em um momento de profundas transformações da indústria fonográfica, fragilizada com o advento dos novos modelos de consumo e compartilhamento de música na internet.

 

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO