Pequeno Cidadão

NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO DO ARTISTA

Programa acompanha a cena musical na última década apresentando alternativas para a renovação do mercado e inova apoio a novos talentos com seleção por voto popular

O Natura Musical chega aos 10 anos em junho, com uma trajetória intrinsecamente ligada às novas dinâmicas do mercado musical. Ao longo desses anos, o programa refletiu em seu edital várias mudanças nos modelos de produção e consumo. A novidade para 2015 é a nova configuração das categorias de incentivo, visando aumentar o apoio a novos talentos em estágio inicial de carreira, com foco na gravação do primeiro ou segundo álbum. No edital nacional, os artistas que inscreverem projetos com este perfil passarão pela análise técnica e pela comissão de especialistas, que indicará cinco nomes, mas a definição dos contemplados será feita, pela primeira vez, por votação popular.

 

O programa foi idealizado em 2004, ano do lançamento do ITunes, e chegou ao mercado no ano seguinte, período no qual a indústria fonográfica vivia uma revolução. As vendas de CDs enfrentavam a perspectiva de uma queda progressiva e, pela primeira vez desde o advento do vinil no final dos anos 40, surgiu a necessidade de rediscussão da remuneração do artista pela propriedade intelectual, independentemente do meio pelo qual sua música é reproduzida. “Hoje, dez anos depois, há várias formas para compor essa remuneração, incluindo o patrocínio ou o financiamento coletivo via crowdfunding.”, conta Fernanda Paiva, gerente de apoios e Patrocínios da empresa de cosméticos.

 

 “A demanda de prensagem de discos, por exemplo, diminuiu muito à medida em que a distribuição do CD foi sendo substituída por outras ferramentas de divulgação”, diz Fernanda. Antes disso, em 2009, o programa já havia percebido outra mudança importante no cenário musical brasileiro. A pressão das quedas das vendas de CDs e o aumento dos custos da produção de shows levou o Natura Musical a criar uma categoria voltada para o patrocínio de grandes turnês nacionais. “Foi o ano que patrocinamos a turnê de Arnaldo Antunes com o Iê Iê Iê, Céu com Vagarosa, Vanessa da Mata e Carlinhos Brown”, recorda Fernanda.

 

Há dois anos, em 2012, o Natura Musical começou a orientar os jovens artistas a incluírem em seus projetos, que geralmente eram voltados exclusivamente para a gravação de disco de inéditas, pelo menos três shows de lançamento. “Era a forma de dar mais longevidade ao projeto e efetivar a conexão de um artista ou banda com seu público”, ela explica. Os artistas também passaram a incluir em seus projetos sites, clipes, webdocumentários, e, hoje, a maioria dos projetos inclui a gravação de material audiovisual ou digital para acompanhar a reprodução das músicas.

 

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