COMO, QUANDO E ONDE SE INSCREVER
Inscrições abrem em 12 de maio e vão até 12 de junho
Como participar do Edital Natura Musical
Inscrições
As inscrições estão abertas de 12 de maio a 12 de junho, exclusivamente pelo site www.naturamusical.com.br. Serão aceitos somente os projetos que estiverem concluídos até as 23h59 do dia 12 de junho contendo todas as informações obrigatórias, incluindo os anexos.
No Pará e em Minas Gerais, os projetos já devem estar aprovados nas leis de incentivo estaduais. Nos demais editais, a aprovação não é pré-requisito para a participação: durante o processo de seleção, os projetos indicados pela comissão de especialistas serão contatados para encaminharem suas inscrições nas respectivas leis de incentivo. Caso não respeitem os prazos informados pela Natura e também os prazos para resposta de possíveis diligências, os projetos serão desclassificados.
Quem pode participar
O Natura Musical está aberto a produtores artísticos e culturais, músicos, grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais.
Cada proponente poderá inscrever quantos projetos desejar neste Edital, mas só será selecionado um projeto por proponente.
Caminho até o patrocínio
Todos os projetos recebidos serão analisados em consideração aos seguintes critérios:
Pré-requisito eliminatório: conceito Natura Musical (projetos que estejam alinhados ao conceito do programa) *tabela abaixo.
Etapas de seleção
ETAPA I - VALIDAÇÃO
Nessa etapa, o projeto só precisa estar completo. Todos os projetos preenchidos de forma adequada, com os anexos corretos e dentro das regras de cada lei, serão encaminhados para a próxima etapa.
ETAPA 2 - ANÁLISE TÉCNICA
Os projetos serão avaliados a partir dos pesos e critérios apresentados. Os melhor avaliados serão encaminhados para a Comissão de Especialistas.
ETAPA 3 - COMISSÃO DE ESPECIALISTAS
Uma comissão de seis especialistas avaliará as propostas e recomendará para a próxima etapa os projetos que considerar mais relevantes. Os nomes dos componentes da Comissão serão comunicados na divulgação dos resultados da seleção de projetos.
ETAPA 4 - CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS
Entraremos em contato com os proponentes para pedir esclarecimentos e confirmar as informações apresentadas. Documentações que comprovem viabilidade podem ser solicitadas nesta etapa. Neste momento, 5 projetos de Lei Rouanet inscritos na categoria Primeiras Obras serão contatados para que sejam realizados os preparativos para o voto popular, como assinatura de pré-contratos e produção de material de divulgação.
ETAPA 5 - COMISSÃO ESTRATÉGICA
Uma comissão composta por uma consultoria especializada e executivos da Natura, fará a escolha preliminar dos projetos a serem patrocinados, visando projetos que oferecem maior retorno à marca dentre os que passaram pelas outras etapas – Os projetos que participarão da votação popular não participam desta etapa.
ETAPA 6 - ENTREVISTA FINAL
A Natura entrará em contato com os proponentes para uma entrevista final, que deverá ocorrer na segunda quinzena de agosto. Nela, serão discutidas especificidades sobre a viabilidade dos projetos, validadas as contrapartidas exigidas no item anexo deste regulamento e identificadas oportunidades e limitações do patrocínio.
Este contato não significará garantia de patrocínio ao projeto. Após as entrevistas com todos os projetos finalistas, a Natura fará a escolha final dos projetos patrocinados.
ETAPA 7 - APROVAÇÃO NAS LEIS DE INCENTIVO
Os projetos selecionados serão contatados pela equipe do Edital e deverão inscrever seus projetos nas respectivas leis de incentivo a cultura para obtenção de autorização para captação do patrocínio oferecido. A aprovação na lei de incentivo é obrigatória para a realização do patrocínio.
Os projetos que já possuírem aprovação nas leis de incentivo, serão encaminhados para contratação, sem a necessidade de passarem novamente pelas Secretarias de Cultura.
ETAPA 8 - CONTRATAÇÃO
A Natura entrará em contato com os proponentes dos projetos finalistas para formalizar a negociação de contrapartidas e o contrato de patrocínio.
Não cabem recursos ou esclarecimentos sobre as etapas de seleção. As questões eventualmente não previstas neste regulamento serão decididas pela consultoria especializada e executivos da Natura a seu exclusivo critério. Projetos não aprovados neste processo seletivo poderão se inscrever em outros editais da Natura.
Voto Popular: caminho até o patrocínio
Os projetos pré-selecionados na categoria Primeiras Obras com o uso da Lei Rouanet passarão por todas as etapas até a Certificação dos Projetos (ETAPA 4). A partir desse ponto, os projetos passam por algumas etapas específicas que o levarão ao voto popular.
ETAPA A – VOTO POPULAR - ASSINATURA DE PRÉ-CONTRATO
Os projetos pré-selecionados assinarão um pré-contrato com a Natura no qual já se comprometem a execução do projeto caso selecionado pelo voto popular. Esse pré-contrato não garante o patrocínio – o projeto só será patrocinado se cumprir todas as exigências na aprovação de lei e esteja entre os 2 projetos mais votados em sistema virtual de votação estabelecido pela Natura previsto para o mês de novembro.
ETAPA B – VOTO POPULAR - ELABORAÇÃO DE MATERIAL
Será solicitado ao proponente participante dessa etapa informações para que possam ser produzidos materiais que contribuam para melhor conhecimento do público da proposta que está sendo avaliada como fotos, textos, vídeos e aúdios relativos ao projeto.
ETAPA C – VOTO POPULAR - VOTAÇÃO
Os projetos ficarão 20 dias em site específico desenvolvido pelo Natura Musical em votação aberta ao público para que sejam selecionados 2 projetos dentro dessa categoria. Os projetos mais votados serão anunciados juntamente com todos os demais projetos selecionados pelo Edital Natura Musical em dezembro.
Ainda que selecionado pela categoria Voto Popular, os projetos devem seguir as demais etapas de seleção tais como entrevistas, aprovação nas leis e contratação final.
Peso 3
peso 2
peso 1
Excelência
Projetos que possuem reconhecimento e repercussão positiva da crítica musical
Potencial de mobilização
Projetos com presença em redes sociais e que possuam registro de histórico de público comprovado
Abrangência
Projetos que atingem vários nichos e possuem alcance geográfico amplo, por meio de shows, apresentações ou distribuição de produtos.
Relevância Cultural
Projetos com potencial de marcar presença no cenário musical brasileiro, com potencial de gerar reflexos diretos na música e cultura brasileira
Inovação
Projetos originais e criativos para o cenário musical brasileiro, considerando também a inovação dentro da trajetória do próprio artista.
Viabilidade
Projetos com objetivos e etapas de realização bem definidas, plena capacidade de realização, considerando coerência dos orçamentos, histórico e referência dos realizadores.
Visibilidade
Histórico de presença em mídia, com releases, críticas e divulgação de apresentações ou trabalhos realizados
Democratização do acesso
Projetos que garantem maior difusão de conteúdo e acesso aos produtos por meio de preços acessíveis
Relação custo benefício
Avaliação do desempenho nos demais critérios em relação ao valor do projeto apresentado.
2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO