Assessoria técnica para adoção de tutoria

Atualmente, a iniciativa está presente nos estados de São Paulo, Goiás e Ceará

 

Inspirado na Reforma Educacional de Nova York, que obteve avanços nos indicadores de aprendizagem, o programa de Tutoria da Fundação Itaú Social foi constituído a partir de estratégias que poderiam ser adaptadas ao contexto brasileiro. Desse modo, foram selecionados dois eixos de ação: acompanhamento e apoio ao professor em sala de aula por meio da metodologia de instructional coaching (tutoria pedagógica) e envolvimento dos pais nos esforços de melhoria da aprendizagem (aproximação família-escola).

 

Com a tutoria, a intervenção foi realizada por meio de suporte técnico individual e coletivo aos professores de Português e Matemática e aos diretores e coordenadores, envolvidos na gestão pedagógica das escolas. Já no âmbito aproximação da família, foi introduzido em cada uma das escolas um coordenador de pais, profissional responsável por auxiliar a escola a se tornar um espaço mais acolhedor para os familiares.

 

A experiência adquirida ao longo da execução do projeto-piloto Excelência em gestão Educacional inspirou a Fundação a sistematizar a metodologia para que outras redes de ensino pudessem adaptá-la, conforme as suas características regionais.

Para apoiar as ações de formação nas redes estaduais de ensino de São Paulo, Goiás e Ceará a Fundação firmou uma parceria com a Academia de Lideranças de Nova York, que é referência no desenvolvimento de lideranças em gestão escolar em comunidades vulneráveis.

São Paulo

No programa de Tutoria, após os três anos da intervenção, a Fundação deu início ao processo de transferência da tecnologia social para a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a partir de ações formativas junto a supervisores e professores coordenadores do núcleo pedagógico (PCNPs) da Diretoria de Ensino Leste 3, responsável pela assistência às 50 escolas dessa região. Além disso, em 2013, estendeu essa tecnologia para a Diretoria Regional de Ensino Leste 2, que oferece suporte técnico a 60 escolas. A tutoria qualifica os supervisores e PCNPs para que intensifiquem suas ações de formação na escola com diretores e coordenadores pedagógicos, contribuindo para o fortalecimento da gestão pedagógica.

 

Em 2014, o programa de Tutoria foi ampliado de duas para as cinco regionais estaduais de ensino da Zona Leste da capital. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e formará 23 supervisores. O objetivo é preparar multiplicadores da metodologia de tutoria para formação em serviço de diretores da rede estadual.

 

Em São Paulo, o programa capacitou 24 supervisores e 25 professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNPs), com alcance de 110 escolas, que atendem aproximadamente 132 mil alunos. Desde 2009, quando foi iniciada a parceria com o estado de São Paulo para desenvolvimento do programa, foram beneficiados, direta e indiretamente, 3 mil professores e 150 coordenadores pedagógicos.

Goiás

Em parceria com a Fundação Itaú Social, Goiás implantou a estratégia de tutoria como política pública para acompanhamento e formação dos coordenadores pedagógicos em 2012. No ano de 2013, a cooperação possibilitou o aprimoramento e a consolidação dessa política com a formação da equipe do órgão central responsável pelo programa, atualmente presente nas 1.095 escolas goianas que atendem 520 mil alunos. Em regime de colaboração entre estado e município, o programa também foi ampliado para as redes municipais de ensino de Catalão, Trindade e Goianésia. No estado, além da tutoria pedagógica, foi desenvolvido um pólo de residência em  tutoria de área, específica para professores de Língua Portuguesa e Matemática,  na região metropolitana de Goiânia.

Ceará

Em 2014, a Fundação Itaú Social iniciou parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará para a implantação do programa de Tutoria de área . A iniciativa formará Professores Coordenadores de Área (PCA) de escolas em Fortaleza. Baseados nas escolas, esses profissionais atuam em toda a rede estadual de ensino médio, com dedicação integral em sua escola. Em metade de sua carga horária dão aulas, e na outra atuam como formadores de outros professores, por área de conhecimento.

Informações: Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social

 

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