PROGRAMAÇÃO PARALELA

Em maio, a música acompanha a exposição

A Ocupação Dona Ivone Lara se estende para além do espaço expositivo com roda de samba, shows na rua e no palco da Sala Itaú Cultural. Veja do que se trata.

 

Dia 16, sábado

Roda de Samba Virado

Na abertura da Ocupação Dona Ivone Lara

Às 12h e às 17h.

Piso Paulista

Livre

 

O público canta, dança ou vai conhecer os 12 principais clássicos de Ivone Lara na roda realizada pelo Samba Virado ao lado do espaço expositivo. O grupo é composto por Edinho Almeida (voz e violão), Mestre Nico (percussão), Ricardo Perito (cavaco), Tiganá Macedo (percussão) e Victor Eduardo (percussão).

 

A formação é especial para a homenagem à rainha do samba Dona Ivone Lara e as releituras musicais primam pela reverência e respeito, ressaltando nelas o caráter à frente de seu tempo da produção da artista.

 

Dia 17, domingo

Tiganá Santana & Fabiana Cozza

Às 19h

Sala Itaú Cultural

Livre

 

O concerto que reúne o cantautor e a intérprete evidencia o encontro e a tradução recíproca entre dois artistas que reverenciam sua formação afro-brasileira e lhe dão novo significado. Majoritariamente marcado por canções compostas por Tiganá Santana, como será o disco a ser lançado por ambos, futuramente (veja abaixo), o espetáculo dialoga com outros autores, inclusive D. Ivone Lara, de cuja homenagem esta proposta artística faz parte. Completando e abrilhantando o concerto, o violonista Leonardo Mendes participa do encontro, que acontecerá pela primeira vez com tal configuração.

 

Sobre o álbum em confecção

Fabiana Cozza interpreta as canções compostas por Tiganá Santana, em matizes profundos, enigmáticos e sem pouso em um lugar específico. Das nove faixas que constituem o álbum, seis são inéditas e três reinterpretações de canções presentes nos três discos lançados pelo compositor baiano. A intérprete contemporânea dialoga e se funde a um compositor de sua geração, ambos negros, enraizados e em conversa lítero-musical com as mais diversas fontes, culturas e linguagens.

 

Dia 31, domingo

Mulheres tocam na rua para Dona Ivone

Com o grupo Ilú Obá de Min

Dentro da programação Se Essa Rua Fosse Nossa

Às 11h e às 15h30 (40 minutos de cada vez)

Rua Leôncio de Carvalho

Livre

 

O Itaú Cultural reserva o último domingo de cada mês para ocupar a Rua Leôncio de Carvalho (ao lado do instituto, esquina com a avenida Paulista) com shows, oficinas e outras atividades voltadas para toda a família. Mulheres tocam na rua para Dona Ivone apresenta dança e brincadeiras com o bloco Ilú Obá de Min.

 

Composto exclusivamente por mulheres, o bloco sai às ruas de São Paulo há 10 anos, celebrando a cultura afro-brasileira e destacando a participação das mulheres no mundo. Nessa apresentação, tocam e cantam em harmonia com Dona Ivone Lara, rainha do samba e tema da Ocupação em cartaz no Itaú Cultural. Completam a programação o coletivo Confraria da Colagem e a Casa do Brincar. Confira a programação completa no www.itaucultural.org.br

 

 

 

<

2015 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO