TEXTO CURATORIAL

Dona Ivone “Rara” e o sacerdócio do criar

Aqui, ocupar é preencher um espaço que se destina à ondulação. Onda de som uterino tornado música; onda de rio que floresce o dourado da deusa das fontes – cor dileta; onda ou a ação de bordar a saia da ala, os babados do mar; onda que, de tantas dobragens, circularia a terra precedente e formaria uma roda... Bola de ancestrais... Espiral de presenças, isto é, um terreiro, que é terra movida, revolvida, molhada por suor, pranto e profundeza. De onda a onda, entesa-se um fio – corda de cavaco, bordão, fio de criação. Dona “Rara” cose fios, conhece-lhes a âncora porque sabe que é enigma; criar é enigma; vociferar é enigma; passar o tempo da roda, do ritmo, da melodia paulatina e completada é enigma.

 

Dona “Rara”, seguindo, lidou com terra ondulada pela morte, circulada pelo encontro – argumento forte do espírito –, brocada pelo sacerdócio que herdou como um comentário dos astros, porque as frequências que lhe percorrem as artérias sonoras sobem e descem, serranas, perto dos movimentos do Sol – e é no Sol que o dourado volta. O samba é uma volta em torno do Sol e Dona “Rara”, sacerdotisa, fez mais de 90 raios, poucas linhas na carne e tantas outras em tantas outras cordas de coração. Parece que o seu ocupar é inventar o próprio espaço com fios curvilíneos de Sol que cantam sempre um lindo alvorecer, apesar do banzo, apesar de ser tão difícil viver...

 

A rara Dona Ivone Lara de abril, em seu outono, coroa sobre o ori, mesmo quando ainda era verão, ouve e manifesta, com o Axé de Ianga, a música dos fatos e das coisas: reverberou os mais velhos e o jongo; solfejou a loucura com a parceira Nise, a poesia, o mote entre amigos, de Delcios a Brunos; “lararariou” a força íntima coletiva e os sonhos meus.

 

Dancemos as suas ressonâncias, pois criar, além de enigma, é dançar por entre as possibilidades, ocupando-as, ondulando-as. No ondulado mar de acreditar, como é bonito, meu Deus, o canto dessa sereia.

 

Tiganá Santana

<

2015 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO