PRESS KIT
.07
As 15 obras reunidas nesta exposição, incluindo a que está em exibição fora do instituto, formam uma espécie de instantâneo – um retrato que assume as mais variadas formas – da atual produção artística e cultural do Brasil.
Este instantâneo foi disparado em 2013, quando o programa Rumos Itaú Cultural abriu inscrições para que artistas e pesquisadores de todo o país apresentassem suas ideias – sem restrições quanto a tema, linguagem, formato, estilo, suporte, mídia.
TEXTO INSTITUCIONAL
Naquele ano, o Rumos foi profundamente transformado – e deu uma nova cara ao cenário dos programas de apoio à arte e à cultura no Brasil. Colocando em debate o modelo de edital consolidado no país, apostou na criação sem amarras, sem fronteiras: artistas e pesquisadores de qualquer área de expressão puderam inscrever seus projetos – seguindo seus próprios critérios, suas próprias convicções, sem ter que encaixar suas ideias em moldes preestabelecidos. O artista é o protagonista. E a arte está fora da caixa.
Cerca de 15 mil projetos foram enviados – e os 101 que mais se destacaram, de acordo com uma comissão interdisciplinar, contaram com o apoio do programa para se concretizar.
Espetáculos teatrais, performances de dança, shows de música, palestras, debates, oficinas e outras ações que não cabem em um espaço expositivo também podem ser conhecidas pelo público por meio de uma programação que se estende até outubro, paralelamente à mostra. Outra fonte de informação sobre os projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014 serão disponibilizados em tablete para consulta na mostra e no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
2015 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
Instantâneo da arte contemporânea brasileira