PRESSKIT- EDITAIS 2014 NATURA MUSICAL

Em nove anos de existência, já participaram da comissão de especialistas dos editais Natura Musical 58 profissionais do meio musical, entre produtores, músicos e críticos. Para seleção de um projeto, há um critério eliminatório, de adequação ao conceito do programa e critérios qualificadores, como abrangência, viabilidade, relação custo-benefício, potencial de mobilização, inovação, democratização do acesso, visibilidade, excelência e relevância cultural. A cada ano, novos nomes integram as comissões de especialistas do programa na tarefa de avaliar as condições dos projetos de atender esses critérios e recomendar as propostas que receberão o patrocínio.

Pena Schmidt, que já atuou em quase todas as frentes da produção musical, foi responsável pelo sucesso de bandas como Ira!, Titãs e Ultraje a Rigor, participou do Rumos Itaú Cultural, foi gerente geral da Trama, presidente da ABMI, Associação Brasileira de Música Independente, e, atualmente, é diretor do Auditório Ibirapuera e um principais pensadores sobre a influência das novas mídias na indústria fonográfica, participou da comissão de especialistas do edital nacional em 2007 e atuou como curador guia dos editais de 2013.

Relembrando como funcionaram as comissões de que participou, Pena comenta o que norteava a busca dos especialistas. “Procurar o ouro numa cesta de pré-selecionados, esta é a tarefa da comissão de especialistas do Natura Musical. Todas as propostas que são apresentadas à Comissão estão devidamente checadas e conferidas. A comissão avalia uma a uma e procura por chances de sucesso, por espirito de perseverança, por projetos que sejam multiplicadores, exemplares. Em cada uma das categorias propostas vão aparecendo os projetos que unem as cabeças da comissão. Ai é a parte mais difícil, buscar a qualidade que se destaca, o talento pronto, a memória profunda”, ele explica. “Acima de tudo, é preciso ter empatia, projetos que se projetam na direção do público, que ficam em pé e se defendem sozinhos, projetos que têm missão”, conclui.

Para Marcelo Damaso, diretor da Se Rasgum, jornalista e produtor reconhecido no Pará que participou da comissão do edital nacional de 2011, a busca da inovação foi o que mais marcou sua memória sobre o processo seletivo do Natura Musical. “Na época, lembro que era importante que fosse algo inovador, com nomes importantes do cenário cultural e com uma certa relevância. Julgava-se muito a relevância do artista como um nome importante no cenário nacional, tanto consagrado como novo, eram nomes que fizessem a diferença”, lembra Damaso.

Para Roberta Martinelli, apresentadora do Cultura Livre, que participou da comissão de especialistas do edital nacional em 2012, fazer parte da comissão foi uma ótima experiência. "Li muitos projetos, ouvi muita música e buscamos contemplar com relevância para a música e levamos muito em conta o quanto o artista já tinha feito sem apoio nenhum. "se sem incentivo, ele já conseguiu tudo isso, imagina se tivesse um incentivo". Foi muito difícil, pois os projetos recebidos são muitos e muito bons, e realmente é uma pergunta a se fazer "como chamar atenção no meio de tanta gente legal?" e assim depois de escolhidos os projetos favoritos, levamos em conta as contrapartidas.

Integrantes das comissões de especialistas (2005 a 2013)

Ailton Magioli, Alexandre Youssef, André Azevedo da Fonseca, Antonio Carlos Miguel, Apollo Nove, Arthur de Faria, Betão Aguiar, Beto Villares, Carlos Calado, Chiquinho de Assis, Cristina Dória, Daniel Barbosa, Daniella Zupo, DJ Yuga, Edgard Piccoli, Eduardo Tristão Girão, Felipe Moreira, Gil Vicente, Hagamenon Brito, Hugo Sukman, Israel do Valle, Iuri Freiberger, Jarmeson de Lima, João Parahyba, John Ulhoa, Kiko Ferreira, Lauro Lisboa Garcia, Luciano Curumin, Luiz Carlos de Laurentiz, Marcelo Costa, Marcelo Damaso, Marcia Carvalho, Marcio Meirelles, Marcus Preto, Maria Luiza Kfouri, Mariana Peixoto, Mauro Ferreira, Melquíades Justinianos, Ná Figueiredo, Patrícia Palumbo, Patrícia Pinho, Paula Chrispiniano, Paulo Lima, Pedro Alves Madeira, Pena Schmidt, Pio Lobato, Rica Amabis, Ricardo Cruz, Roberta Martinelli, Rômulo Avelar, Ronaldo Evangelista, Siba Veloso, Tárik de Souza, Terence Machado, Thiagão Costa, Tuzé, Wagner Merije, Zuza Homem de Melo.


< VOLTAR




2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO