Tutoria para formação de lideranças é tema de debate realizado pela Fundação Itaú Social

Encontro contou com a presença do professor da Faculdade de Educação de Harvard e ex-secretário de Educação de Baltimore, Andrés Alonso

 

 

São Paulo, 20 de maio de 2014 – Pesquisas sobre sistemas de ensino têm apontado que a formação continuada por meio de tutoria é um dos pilares de reformas educacionais bem-sucedidas. Com o intuito de discutir como essa metodologia pode contribuir para preparar as equipes das redes de ensino e impulsionar os resultados de aprendizagem, a Fundação Itaú Social realizou hoje o Ciclo de Debates em Gestão Educacional, cujo tema foi Tutoria: formação de lideranças em reformas educacionais.

 

Durante o evento gratuito, foram apresentadas experiências concretas do uso de formação continuada por meio de tutoria como alternativa capaz de mudar práticas consolidadas na rede de ensino e fortalecer a formação de lideranças para a implementação de inovação de forma consistente e perene.

 

A primeira inciativa exposta foi do município de Baltimore, nos Estados Unidos. Após uma reforma educacional que teve a tutoria entre os seus eixos estruturantes, foi possível reverter os indicadores de fracasso e violência escolar. A apresentação foi do professor de educação da Faculdade de Educação de Harvard e ex-secretário de Educação de Baltimore, Andrés Alonso. O especialista também esteve à frente da reforma educacional realizada em Nova York em 2007.

 

Entre os casos brasileiros apresentados, estão os das secretarias estaduais de Educação de Goiás e de São Paulo. Ambas adotaram a estratégia de tutoria para aprimorar os resultados de aprendizagem de seus alunos. Para esse debate participaram o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Ralph Gomes Alves, a diretora do Núcleo Pedagógico da Subsecretaria de Ensino do Município de Trindade (GO), Nara Pereira, a dirigente da Assessoria Técnica e de Planejamento do gabinete do Secretário Estadual de Educação de São Paulo, Nayra Karam, e a supervisora de ensino da Diretoria Regional Leste III de São Paulo, Edna Guellere.

 

Para inspirar e dar subsídios a gestores públicos interessados em adotar essa metodologia em suas redes de ensino, a Fundação Itaú Social lançou após os debates os guias de Tutoria Pedagógica, voltado para gestores, e Tutoria de Área, voltado para professores que já atuam em sala de aula. As publicações trazem dicas e orientações para execução do trabalho de tutoria nas escolas.

 

Os profissionais também poderão contar com uma série de dez vídeos formativos que apresentam o passo-a-passo da metodologia, abordando questões que passam pelo papel do tutor, como esse profissional pode auxiliar o professor a planejar aulas, observar o desempenho do aluno e traçar metas, por meio de avaliações e outras ações do ponto de vista da gestão.

 

Na opinião da superintendente da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, o evento é uma oportunidade de ampliar a discussão sobre a importância de realizar investimentos na área de gestão educacional, possibilitando uma formação sólida às equipes das redes de ensino.

 

“A área de gestão é fundamental para alavancar resultados, melhorar os resultados de aprendizagem e diminuir os gaps de desigualdade. Esperamos que os Guias e as experiências apresentadas durante o ciclo possam inspirar os gestores a traçar iniciativas que aprimorem a gestão e suas redes, em relação a estratégias tão importantes nessa área, como: relações de parceria, trabalho conjunto com as escolas, inovações e etc.”, disse.

 

 

Sobre o Ciclo de Debates Gestão Educacional

 

O Ciclo de Debates Gestão Educacional foi criado em 2011 com o intuito de ampliar e aprofundar a reflexão sobre estratégias e experiências que potencializem os esforços de gestores para a melhoria da qualidade da educação. A iniciativa é voltada para gestores, técnicos, educadores e especialistas de organizações que atuam na área e, prioritariamente, envolver profissionais do setor público.  O evento conta com a presença de especialistas e gestores nacionais e internacionais e os temas de cada edição são escolhidos na perspectiva de aprimoramento das políticas públicas educacionais. Os debates anteriores abordaram Regime de Colaboração, Plano de Carreira dos Professores, Diretrizes Curriculares, e Formação de Lideranças para Gestão Escolar e Políticas de Aproximação Família-Escola.

 

 

Sobre a Fundação Itaú Social

 

A Fundação Itaú Social tem como objetivo central formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais. Sua atuação se dá em todo o território brasileiro, em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil. As propostas desenvolvidas e apoiadas têm como foco os temas educação integral, gestão educacional e a disseminação da cultura de avaliação econômica de projetos sociais.

Sobre os palestrantes

Isabel Santana

Andrés Alonso

Ralph G. Alves

Nara Pereira

Nayra Karam

Edna Guellere

Superintendente da Fundação Itaú Social

 

Formada em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana, com pós-graduação em Administração de Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas-SP. Fez também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração/Universidade de São Paulo. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e atuou na formação de professores e coordenadores pedagógicos em Filosofia e Educação para o Pensar e Ensino de Filosofia para Crianças. Atua há 25 anos na área social, com experiência em elaboração e gestão de projetos sociais.

Professor da Faculdade de Educação de Harvard

 

Formado pelas Universidades de Columbia e Harvard, Andrés Alonso largou uma carreira bem-sucedida como advogado no mercado financeiro em Wall Street para trabalhar por 12 anos dando aula para alunos com distúrbios emocionais em uma escola de Newark, cidade-satélite de Nova York. Ao assumir a secretaria de Baltimore em 2007, as escolas apresentavam os piores desempenhos dos Estados Unidos e uma queda contínua nas matrículas, além da falta de participação dos pais nas atividades escolares. Para reverter esse cenário propôs uma descentralização do sistema que reduziu postos dentro da secretaria, possibilitando as escolas mais autonomia sobre o gasto por aluno, demitiu diretores que não conseguiram alavancar os resultados de aprendizagem dos alunos e apostou na tutoria dos profissionais. Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Harvard nos Estados Unidos.

Superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás

 

​Graduado em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília (UnB). Até 2010, atuou como coordenador pedagógico em Unidades Educacionais da Rede Estadual de Educação. Foi um dos coordenadores da construção do Plano de Reforma Educacional do Estado de Goiás, denominado Pacto pela Educação. Atualmente, contribui com o Governo do Estado de Goiás no cargo de Superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação, sendo responsável pela área de currículo, avaliação, formação e acompanhamento da rede. Também é professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Goiás.

Diretora do Núcleo Pedagógico da Subsecretaria de Ensino do Município de Trindade/GO

 

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília (UNB). Concursada pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás. Trabalhou por oito anos no Colégio Estadual Padre Pelágio localizado no município de Trindade (GO), ocupando a função de Professora, Coordenadora Pedagógica e posteriormente Vice-diretora. Atualmente é Diretora do Núcleo Pedagógico da Subsecretaria de Trindade (Goiás), responsável pela orientação e formação pedagógica de 41 unidades de ensino localizadas em sete municípios jurisdicionados, período 2010-2014.

 

Dirigente da Assessoria Técnica e de Planejamento do gabinete do Secretário Estadual de Educação de SP

 

É formada em Administração, com MBA em Gestão Estratégica, pela Universidade São Paulo. Atualmente, é Dirigente da Assessoria Técnica e de Planejamento da Secretaria da Educação, desde 2012 sendo responsável pelo acompanhamento do programa Educação: Compromisso de São Paulo. Também coordenou o projeto de reestruturação da Secretaria desde 2009, pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP.  Atuou por 10 anos nos quadros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Gestão de Mudanças Organizacionais, Processos de Fortalecimento Institucional e Desenvolvimento de Capacidades em Secretarias do Governo do Estado de São Paulo.

Supervisora de Ensino da Diretoria Regional Leste III de São Paulo

 

Possui Licenciatura em História (1992), Pós Graduação em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Licenciatura em Pedagógica pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006), Especialização em Gestão de Rede Pública para Supervisores, pela Universidade de São Paulo (2011) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Ministrou aulas de História e Geografia na rede de ensino do Estado de São Paulo de 1987 até 2006, depois exerceu as funções de professora coordenadora, vice-diretora. Atualmente, é Supervisora de Ensino do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região Leste 3. É membro da comissão de supervisores responsáveis pela Formação Continuada dos Gestores Escolares da DER Leste 3.

 

Informações: Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social

 

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