Texto do Itaú cultural

Um percurso amplo e inacabado

Nesta edição, o programa Ocupação Itaú Cultural faz um percurso pela trajetória do dramaturgo e diretor de teatro João das Neves, que segue em atividade, unindo arte e consciência política em espetáculos fruto de uma criatividade inquieta e do contato direto com o povo

 

Em sua 26ª edição, o programa Ocupação Itaú Cultural faz um percurso pela trajetória do dramaturgo e diretor de teatro João das Neves.

 

Percurso, aqui, não é um termo gratuito. Nascido em 1934, o artista construiu uma obra marcada por deslocamentos – temáticos, estéticos, físicos. Atento às diferentes realidades e identidades do país, João viveu e desenvolveu trabalhos tanto em seu Rio de Janeiro natal quanto em estados como o Acre – onde tratou de temas como o choque entre seringueiros e latifundiários e mergulhou na tradição dos índios Kaxinawá – e Minas Gerais, seu atual lar – onde investigou, entre outros assuntos, a cultura afro-brasileira.

 

Um dos fundadores do Grupo Opinião – ícone do teatro de resistência no período da ditadura militar –, o diretor segue em atividade, unindo arte e consciência política em espetáculos fruto de uma criatividade inquieta e do contato direto com o povo.

 

Na internet, o site da Ocupação  amplia o mergulho na obra e no singular percurso do dramaturgo.

 

                                                                                                                                              Itaú Cultural

 

2015 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO