A memória teatral de João das Neves é lançada em site

Em projeto selecionado no Rumos 2013-2014, programa do Itaú Cultural de apoio à arte e cultura brasileiras, a partir de 26 de setembro o público passará a ter acesso ao acervo do artista, formado por imagens e documentos que percorrem desde a década de 1960 até a atualidade de sua trajetória , com fotografias, vídeos e gravações de áudio em diversos suportes, além de impressos que registram e revelam parte da história das artes cênicas no Brasil.

 

No data da abertura da Ocupação que homenageia o diretor e autor teatral João das Neves, dia 26, será lançado o site www.joaodasneves.com.br, um dos produtos resultantes do projeto da Associação Campo das Vertentes de recuperação do acervo do dramaturgo. O trabalho é um dos 101 selecionados, entre mais de 15 mil, no Rumos 2013-2014, um dos principais programas de mapeamento e fomento da produção artística brasileira do Itaú Cultural. Com produção da pesquisadora Ludmila Ribeiro, a coordenação é da cantora Titani, colaboradora do artista em diversos espetáculos, como co-roteirista ou diretora musical, e casada com ele.

 

Memória João das Neves - 50 anos de teatro brasileiro é o nome do projeto que prevê a preservação, organização e disponibilização do acervo do dramaturgo, diretor, ator e escritor, importante referência do teatro brasileiro com quase 60 anos de carreira. Está disponibilizado no site amplo número de imagens e documentos que percorrem todo esse período até a atualidade, além de impressos, fotografias, vídeos e gravações de áudio em suportes variados. O projeto também prevê a edição e publicação de um catálogo com a seleção de artigos e imagens que sintetizem a importância da obra deste homem do teatro brasileiro.

 

O site dá acesso, ainda, a parte dos registros reunidos por João das Neves ao longo de quase 60 anos de atuação na cena teatral brasileira, além de ficha técnica dos trabalhos realizados e informações cronológicas e biográficas acerca de sua trajetória. Revela, assim, as diversas facetas deste grande artista, contextualizando sua importância no universo cênico do país e sua ampla produção.

 

A atuação de João das Neves é vasta. Conhecido principalmente como um dos fundadores do Grupo Opinião, criado no Rio de Janeiro no período da ditadura, atuou também na Alemanha, na Bahia, no Acre e em Minas Gerais onde reside atualmente. Ao longo de todos esses anos seguiu discutindo, propondo e invariavelmente realizando. Escreve, dirige, adapta, atua, produz, ilumina o teatro, a música, a poesia, a literatura, o cinema.  Ele celebra os seus 80 anos em plena produção nas artes cênicas brasileiras, sendo demandado por novos grupos e tendo grande parte de sua produção ainda inédita, especialmente a destinada ao público infantil.

 

O usuário do site pode acessar o acervo partindo de diferentes referências do trabalho do artista: Categorias artísticas – teatro, música, literatura, cinema, produção teórica e seminários –; Décadas, de 1950 a 2010; Áreas de atuação – direção, produção, dramaturgia, adaptação, atuação, iluminação, cenografia e autoria –; Grupos – Os duendes, Centro Popular de Cultura (CPC), Opinião, Poronga, dos Dez, e trabalhos individuais – e Mídias – vídeo, áudio, imagem, documentos e jornais.

 

2015 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO