PRESS KIT
 
No Itaú Cultural, a Ocupação Zuzu apresenta abrangente trajetória da vida e obra de uma das mulheres mais singulares da história do Brasil




Performance no espaÇo expositivo
Moda e política no cinema brasileiro
Encontros com estilistas e personalidades que conviveram com Zuzu
Minicurso sobre histÓria e moda
A moda independente de Zuzu Angel

 


PERFORMANCE NO ESPAÇO EXPOSITIVO
Com direção artística de Karlla Girotto, fashion artist e estilista de formação, consultora de moda.
Atrizes e modelos realizam performance entre o público, vestindo réplicas selecionadas de criações de Zuzu, lendo trechos de textos e cartas escritas pela estilista e enviadas a amigos, outras mães de desaparecidos, congressistas americanos, como Henry Kissinger, militares brasileiros, como o então presidente Ernesto Geisel, e artistas, como Chico Buarque.

Todas as quintas-feiras a domingos, das 14h às 20h

MODA E POLÍTICA NO CINEMA BRASILEIRO
Com curadoria de Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP
A partir da trajetória de Zuzu, documentários e ficções recuperam o contexto sócio-político da ditadura militar e tematizam a repressão que vitimou a estilista e seu filho.


PROGRAMAÇÃO - Moda e Política no Cinema Brasileiro

Data/hora

Título

Direção

UF

Ano

Dur.

Quinta-feira
3 de abril
15h

Zuzu Angel 

Sérgio Rezende

RJ

2006

110’

Quinta-feira
3 de abril
17h

Vala Comum

João Godoy

SP

1994

32’

Hércules 56

Silvio Da-Rin

RJ

2006

94’

Quinta-feira
3 de abril
20h

O Ano em Que os Meus Pais Saíram de Férias

Cao Hamburguer

SP

2006

104’

Sexta-feira
4 de abril
15h

Diário de Uma Busca

Flávia Castro

RS

2010

108’

Sexta-feira
4 de abril
17h

Hoje

Tata Amaral

SP

2011

90’

Sexta-feira
4 de abril
20h

Todas as Mulheres do Mundo

Domingos Oliveira

RJ

1966

92’

Sábado
5 de abril
15h

Memória que Me Contam

Lúcia Murat

RJ

2012

100’

Sábado
5 de abril
19h

Lançamento da série de TV e web crônicasNÂOditas

Tatiana Lohmann, Claudia Schapira, Bianca Turner e Azul Serra

SP

2014

40’

(*) veja as sinopses e perfis dos diretores mais abaixo

Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento


ENCONTROS SOBRE MODA, CRIAÇÃO E POLÍTICA
Estilistas como Ronaldo Fraga, Gisele Dias e Isabela Capeto, e personalidades que conviveram com Zuzu Angel, como a filha dela, jornalista e co-curadora daexposição Hildegard Angel, e a modelo e atriz Elke Maravilha, conversam com o público sobre a produção da designer e de suas próprias criações.

PROGRAMAÇÃO - Moda e Política no Cinema Brasileiro

Data/hora

Encontro

Mediador

Sábado
5 de abril
17h

Marcos Napolitano, historiador, e Tata Amaral, cineasta

Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP

Sábado
19 de abril
17h

Ronaldo Fraga, estilista

Cristiane Mesquita, pesquisadora, professora, consultora e jornalista na área de moda

Sábado
26 de abril
17h

Isabela Capeto

Claudiney Ferreira, jornalista, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural e co-curador da Ocupação Zuzu

Sábado
3 de maio
17h

Elke Maravilha, atriz e modelo, e Hildegard Angel, jornalista e filha de Zuzu

Cristiane Mesquita, pesquisadora, professora e consultora de projetos criativos e acadêmicos

Sábado
10 de maio
17h

Gisele Dias, estilista

Cristiane Mesquita

Piso 2 (50 lugares)
Distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento


MINICURSO SOBRE HISTÓRIA E MODA

Minicurso de João Braga, mestre em história da ciência e especialista em história da arte e história da indumentária da moda. Ele aborda, entre outros assuntos, a produção de Zuzu e conceitos como os de estilo e de moda. Com visita da exposição guiada por João Braga.

Sábado, 5 de abril, às 9h (intervalo das 12h30 às 13h30)
Distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento

A MODA INDEPENDENTE DE ZUZU ANGEL

Filha de Zuzu, a jornalista social e de moda Hildegard Angel fala em detalhes sobre o processo de criação dos principais trabalhos da mãe, os contextos sociais e culturais e as estratégias dela.

Sexta-feira, 9 de maio, às 17h
Distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento

(*) CICLO DE FILMES: SINOPSES E PERFIS DOS DIRETORES

Quinta-feira, 3 de abril
15h
Zuzu Angel (Sérgio Resende, Rio de Janeiro, RJ, 2006, 110’)
Classificação indicativa: 14 anos

Nos anos 60 o mundo está de pernas para o ar, transformando todos os grupos sociais. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel, estilista, começa a deslanchar, enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil contrário à ditadura militar então vigente. As diferenças ideológicas entre mãe e filho são profundas. Ela é uma empresária. Ele, luta pela revolução socialista; é preso, torturado e morto. Inicia-se então o périplo de Zuzu pela libertação do filho e, uma vez revelada a sua morte, em busca do seu corpo. Suas manifestações ecoam pelo Brasil, no exterior e em sua moda. A cruzada de Zuzu expõe as vísceras da repressão e incomoda tanto que, certa noite, em um estranho desastre de carro, ela tem o mesmo destino do filho.

17h
Vala Comum (João Godoy, São Paulo, SP, 1994,32’, DVD)
Classificação indicativa: 12 anos

A partir da abertura de uma vala comum clandestina encontrada no Cemitério de Perus (SP), um passado mantido oculto emerge com vigor para exumar uma parte da recente história política do Brasil.

Hércules 56 (Silvio Da-Rin, Rio de Janeiro, RJ, 2006, 94 min, DVCam)
Classificação indicativa: Livre

Em 7 de setembro de 1969, o avião Hércules 56 da FAB levou ao México quinze presos políticos trocados pelo embaixador dos EUA. No filme, os nove remanescentes do grupo e cinco membros das organizações responsáveis pelo seqüestro rememoram a ação e discutem a luta armada contra a ditadura militar.

20h
O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburguer, São Paulo, SP, 2006, 104min)
Classificação indicativa: 10 anos

1970. O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma estranha e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus e italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

Sexta-feira 4 abril
15h
Diário de Uma Busca (Flávia Castro, Porto Alegre, RS, 2010, 108 min, HDCam)

Classificação indicativa: 10 anos

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou a força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta a Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. O resultado é um documentário poderoso e comovente que combina magistralmente a intriga policial, os testemunhos de familiares e companheiros e o relato na primeira pessoa de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência.

17h
Hoje (Tata Amaral, São Paulo, SP, 2011, 90 min)
Classificação indicativa: 12 anos

Ex-militante política recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985). Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, seu marido volta. O encontro entre os dois, repleto de emoções, obriga Vera a rever toda sua trajetória.

20h
Todas as Mulheres do Mundo (Domingos Oliveira, Rio de Janeiro, RJ, 1966, 92 min)
Classificação indicativa: 12 anos

O bon-vivant Paulo vive paquerando as belas mulheres das praias cariocas. Certo dia, esse sedutor profissional acaba encontrando o verdadeiro amor ao conhecer Maria Alice, uma jovem professora. Ele então precisa enfrentar o dilema de desistir de “todas as mulheres do mundo” para viver com uma só. A partir da história de Paulo e Maria Alice, o filme apresenta os conflitos entre os velhos e novos papéis sociais femininos e masculinos na década de 1960.

Sábado, 5 abril
15h
A Memória Que Me Contam (Lucia Murat, Rio de Janeiro, RJ, 2012, 100 min)
Classificação indicativa: 14 anos

Um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos, que resistiram à ditadura militar, e seus filhos vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo.

19h
crônicasNÃOditas (Tatiana Lohmann, Claudia Schapira, Bianca Turner e Azul Serra, São Paulo, SP, 2014, 45’)
Classificação indicativa: 12 anos

Série de tv e web realizada pelo Itaú Cultural, concepção e produção Manifesto Impromptu e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Com cinco capítulos de cerca de 8 minutos, crônicasNÃOditas, se baseia em momentos característicos do período da ditadura. Cada episódio é um poema de ações dramáticas, uma pequena história que se encerra em si mesma, sempre conduzida por um narrador que se apresenta sob diversas máscaras. Sobrepostas, estas histórias criam um mosaico de um tempo em que as liberdades individuais estavam suspensas.

SINOPSES DOS EPISÓDIOS DE CRÔNICASNÃODITAS

1. O Intruso
Um farmacêutico conta um incidente que marcou sua vida, normalmente pacata. Era a noite de 13 de dezembro de 1968, uma sexta feira 13; ele ouvia no rádio o pronunciamento do AI-5 quando um personagem misterioso bateu à sua porta.

2. O Encontro
O reencontro entre um general da ditadura e sua filha adotiva, sumida desde que descobrira sua verdadeira origem, um segredo revelador das cruéis relações entre militares e presos políticos.

3. O Happening
Um grupo de militantes, artistas e intelectuais se encontra em uma festa, pretexto para veladas reuniões políticas. À espera de atores que vão fazer um happening, a câmera assume o papel de um olhar indiscreto, flagrando aspectos que as relações humanas assumem em tempos sombrios.

4. A Mácula
Uma mulher descobre que o homem que a criou, que se torna seu amante e é pai da criança que ela carrega no ventre, esteve envolvido na tortura e morte de seus pais, desaparecidos durante a ditadura.

5. A Dor
Livre inspiração na historia de Zuzu Angel: o desaparecimento do filho e a busca frenética de uma mãe por encontrá-lo, o que acaba por provocar sua própria morte.


VOLTAR