No Paço Imperial, a Ocupação Zuzu apresenta abrangente trajetória da vida e obra de uma das mulheres mais singulares da história do Brasil
O Paço Imperial recebe a Ocupação Zuzu
A mostra realizada em parceria com o Itaú Cultural, que a exibiu em São Paulo e foi visitada por cerca de 45 mil pessoas, reúne 400 itens, entre vestidos, croquis, documentos, objetos, fotos e cartas manuscritas. Conta, ainda, com suas criações para noivas e a série pastoral; trajes que ela usava em seu luto pela perda do filho; exemplares usados por modelos americanas no desfile de protesto que fez em Nova York, no começo dos anos 70. Há ainda mais de 30 acessórios– todos com os anjinhos que se tornaram a sua referência icônica. A abertura desta exposição e a de Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos, no mesmo dia, celebra 10 anos de parceria entre as duas instituições. Veja o release com todos os detalhes.
Nas Tramas de Zuzu Angel
Ocupação Zuzu tem curadoria compartilhada de Hildegard Angel, filha de Zuzu, jornalista e criadora do Instituto Zuzu Angel e do Museu da Moda, Itaú Cultural (por meio dos núcleos Audiovisual e Literatura e Educação e Relacionamento), Valdy Lopes Jn, que também assina a direção de arte da exposição. Leia o texto curatorial sobre a narrativa da exposição que traz os principais fatos e criações da vida de Zuzu.
Juntando Retalhos
Hildegard Angel, a mais nova das duas filhas de Zuzu, escreve sobre a busca de sua mãe pelo filho preso, torturado e morto pelo regime militar brasileiro e como isso impactou em sua produção e na vida dela própria, que, após a morte da mãe em acidente de carro engendrado pelos agentes da ditadura, se dedicou a guardar, preservar e reunir as criações da mãe, fotos e documentos. “Minha mãe passou seus últimos anos de vida juntando fragmentos da memória de meu irmão Stuart, como se através deles quisesse recompor o corpo que não conseguia encontrar para enterrar”, escreve ela, que se pergunta: “Como consegui guardar, preservar, reunir tudo isso?
Entre as mais de 60 imagens autorizadas para divulgação,
há fotos de família, vestidos, documentos e cartas.
Hildegard Angel-Foto André Seiti
Zuzu Angel e Ana Cristina-Foto Instituto Zuzu Angel
Roupas ZA-Foto Gilvan Barreto
Roupa ZA-Foto Gilvan Barreto
Bilhete de Joan
Crawford para ZA
Foto André Seiti
Manuscrito ZA em cartaz desfile1-Foto André Seiti
Saiba mais sobre a série Ocupação
Idealizada para fomentar o diálogo entre gerações, a série Ocupação apresenta a vida, obra e processo de criação de veteranos consagrados que servem de referência aos que despontam em todas as áreas de expressão. A preservação da memória artística também faz parte dessa atuação, com a digitalização dos acervos de personalidades do mundo cultural brasileiro como Leonilson, Jorge Andrade, Oscar Niemeyer, Flávio Império, Elomar. Integra, ainda, o trabalho perene do instituto com programas como o Rumos, que há 17 anos incentiva a produção contemporânea colaborando para o aprimoramento dos artistas, a difusão de suas obras e a reflexão sobre a arte atual.
Hildegard Angel fala sobre sua mãe e como ela se destacou com sua moda e sua força ao enfrentar o regime militar em um tempo em que as mulheres eram moldadas para serem donas de casa
De 14 de agosto a 2 de novembro de 2014
Coquetel de abertura: 14 de agosto às 18h30,
com Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos
PaÇo Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48
Centro, Rio de Janeiro - RJ
Estações próximas: metrô Carioca
Entrada franca
Horário de funcionamento: Ter-Dom, 12h -18h
Telefone (21) 2533 4359
Performance das atrizes HorÁrio: 12h às 18h Nos dias:
16 e 17 de agosto
13 e 14 de setembro
18 e 19 de outubro
1 e 2 de novembro
Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800