8

Sobre a Calder Foundation

PERFIL

Localizada em Nova York, nos Estados Unidos, a Calder Foundation dedica-se a reunir, expor e preservar as obras e documentos de Alexander Calder (1898-1976). Organização sem fins lucrativos, a instituição foi fundada em 1987 por Alexander S. C. Rower, seu atual presidente, e pela família Calder. Entre suas ações estão a colaboração em mostras e publicações, a catalogação e a manutenção dos arquivos do artista e a análise de obras atribuídas a ele.

 

A fundação conta com mais de 23 mil trabalhos de Calder, abrangendo desde esculturas monumentais, móbiles, stabiles, pinturas e desenhos até joias, móveis e objetos domésticos. Os arquivos também guardam milhares de fotografias, filmes, livros, revistas e recortes de reportagens, além de uma vasta documentação histórica cobrindo todos os aspectos da vida e da carreira do artista norte-americano.

Entre as exposições mais recentes que receberam colaboração da instituição estão as realizadas na Fundação Beyeler (Riehen/Basileia, 2016), na Tate Modern (Londres, 2015), no Museu Estatal Pushkin de Belas-Artes (Moscou, 2015), na Fundação Pulitzer para as Artes (Saint Louis, 2015), na Fundação Jumex de Arte Contemporânea (Cidade do México, 2015), no Museu de Arte do Condado de Los Angeles (Los Angeles, 2013-2014) e no Leeum, Museu de Arte Samsung (Seul, 2013).

 

Ao longo dos últimos anos, a programação da fundação se ampliou e atualmente inclui projetos que exploram o impacto da obra de Calder na produção de artistas contemporaneos, muitos do quais receberam o apoio da instituição por meio do Prêmio Calder semestral e da residência Atelier Calder, em Saché, na França.

 

 

2016 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO