PRESS KIT
 
No Itaú Cultural, a Ocupação Zuzu apresenta abrangente trajetória da vida e obra de uma das mulheres mais singulares da história do Brasil



CURADORIA EDUCATIVA
Com a proposta de despertar um olhar mais atento, a Ocupação Zuzu promove algumas intervenções educativas no espaço expositivo que provocam os visitantes a refletem sobre a produção da estilista e o momento histórico do país.

ATIVIDADES EDUCATIVAS
Uma série de atividades, oficinas e ações poéticas destinadas ao público foram pensadas pelo núcleo de Educação e Relacionamento com o objetivo de integrarem a programação da Ocupação Zuzu

PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS/FAMÍLIAS
As atividades estarão denominadas como OFICINAS para que o caráter lúdico do ateliê não se perca, apresentando-se como objetivo principal a experimentação de técnicas e materiais que façam referência ao cotidiano da moda.

1. OFICINAS DE CRIAÇÃO

Oficinas para crianÇas: Estamparia
Experimentação é o que define esta oficina. A partir dos trabalhos de Zuzu Angel, as crianças serão convidadas a explorar técnicas de estamparia artesanal, como o carimbo e o estêncil, a partir de suas próprias criações. O objetivo é experimentar, com uso de tintas, cores, formatos e padrões para refletir sobre o que comunicamos através de roupas e estampas. As estampas poderão ser aplicadas nas peças de roupa trazidas pelo próprio público ou experimentadas sobre pedaços de tecido fornecidos durante a atividade.

5 e 6 de abril, às 14h
3 de maio, às 14h
Piso -2
20 vagas
Duração aproximada 60 minutos
Inscrições 30 minutos antes do início da atividade
Indicado para crianças a partir de 5 anos

Oficina para crianÇas: Bordado
A proposta desta oficina é ativar a criatividade das crianças através de técnicas simples de bordado, proporcionando um primeiro contato com esta linguagem, estimulando a habilidade manual a partir de novas texturas, cores, estampas e formas. A ideia é que cada participante desenvolva o seu projeto a partir de desenho e o coloque em prática, com a ajuda dos educadores.

12 e 13 de abril, às 14h
10 de maio, às 14h
Piso -2
15 vagas
Duração aproximada 60 minutos
Inscrições 30 minutos antes do início da atividade
Indicado para crianças a partir de 6 anos

Oficina para crianÇas: Moda de papel
A partir de modelos e estampas criados por Zuzu Angel, as crianças serão estimuladas a criar bonecas de papel, resgatando um dos brinquedos mais comuns do período em que a estilista atuou. Os participantes poderão confeccionar roupas e acessórios de papel que serão aplicados sobre um personagem, estimulando a percepção para questões de cor e composição tão presentes na criação de moda.

19, 20, 26 e 27 de abril, às 14h00
Piso -2
30 vagas
Duração aproximada 60 minutos
Inscrições 30 minutos antes do início da atividade
Indicado para crianças a partir de 4 anos

2. CARTAS PARA ALGUÉM
Durante o percurso pela Ocupação de Zuzu, o visitante perceberá o quanto o ato de escrever e trocar cartas era comum, e como a estilista fez deste um meio de se comunicar com o mundo, sobretudo no período em que ela procurava por seu filho desaparecido. Através de uma interferência no espaço expositivo, convidamos os visitantes a escreverem cartas para alguém que elas ainda não encontraram. Estas cartas serão deixadas pelos visitantes para que outras pessoas possam encontra-las junto às correspondências escritas por Zuzu Angel. Toda a produção de cartas dos visitantes será publicada no site www.itaucultural.org.br

3. AÇÃO POÉTICA
Esta ação pretende ativar a troca de cartas proposta no piso -1 da Ocupação Zuzu. Nesta atividade convidamos os visitantes a uma troca de correspondências entre o público em horários específicos aos finais de semana, estabelecendo uma troca efetiva (e afetiva) entre os participantes.

Aos sábados e domingos, de 05 de abril a 11 de maio.
Das 11h00 às 19h30
Público-livre
Sem necessidade de inscrição
Mais informações no balcão de atendimento no Piso Térreo


4. RODAS DE CONVERSA

Aos domingos, sempre às 16h, público e educadores se reúnem para uma conversa descontraída de 30 minutos no espaço expositivo sobre temas relacionados à Ocupação Zuzu, com ponto de encontro no balcão de informações do Piso Térre
o.

Bordado: entre a arte e a moda
Partindo dos bordados elaborados por Zuzu Angel como forma de protesto, discutiremos essa técnica como escolha estética e meio de expressão.
Domingo, 6 de abril

Arte e política
A partir do contexto cultural das décadas de 60 e 70, vamos relacionar as artes plásticas ao discurso histórico, observando os caminhos encontrados pelos artistas para que pudessem falar sobre o período da ditadura militar.
Domingo, 13 abril

Ditadura ontem e hoje
A ditadura ainda existe? Nesta roda, vamos discutir os reflexos deixados pela ditadura militar à sociedade brasileira contemporânea e como a percebemos no nosso dia-a-dia.
Domingo, 20 de abril

Existe diferença entre a publicidade dos anos 70 e a publicidade de hoje?
(interpretação em Libras)
Nesta conversa, público e educador refletem juntos sobre as imagens publicitárias de dois períodos diferentes.
Domingo 27 de abril

Alguns conceitos de design: estampas nos anos 70
(interpretação em Libras)
A partir de um olhar sobre as estampas nos anos 70, a conversa traz algumas ideias sobre como é possível se comunicar através do design de estamparia.
Domingo 11 de maio

Mais informações pelo telefone 2168-1876, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h


5. VISITAS EDUCATIVAS

O público está convidado a conhecer a exposição em cartaz na companhia de nossa equipe de educadores. As visitas buscam despertar o olhar do visitante no contato direto com as obras, através de uma conversa leve, respeitando o interesse dos participantes. Informe-se sobre os horários das visitas agendadas (em LIBRAS e em português para escolas e organizações sociais), e visitas para o público em geral.

Visitas educativas agendadas em Português e Libras para escolas, ONGs e outras instituições
Horários de manhã, à tarde e à noite. Mais informações pelo telefone 2168-1876, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h. Oferta de ônibus para instituições públicas e/ou sem fins lucrativos.

Visitas educativas para público espontâneo
A equipe de educadores está à disposição do público para uma conversa sobre a Ocupação Zuzu nos horários abaixo:

Terça-feira a sexta-feira: 18h
Sábados: 16h e 18h
Domingos: 11h e 18h
Duração aproximada - 60 minutos
20 vagas
Informações no balcão de atendimento ao público – Piso Térreo

Visitas educativas em LIBRAS para público espontâneo
Um educador surdo está à disposição do público para uma conversa descontraída sobre Ocupação Zuzu nos horários marcados

3ª feira : 15h
4ª feira e 5ª feira: 10h
6ª feira:10h e 15h
Sábados, 12 e 27, e domingos 13 e 28: 11h30 e 15h
Duração aproximada - 60 minutos
20 vagas
Informações no balcão de atendimento ao público – Piso Térreo

6. ENCONTROS COM PROFESSORES
O projeto Encontros com Professores propõe ações de formação periódicas elaboradas para promover discussões e diálogos entre o Itaú Cultural e profissionais e/ou estudantes de educação. O encontro de abril faz uma visita à exposição Ocupação Zuzu e
põe na roda de debate questões como “estar na moda/estar fora de moda”, “certo X errado”, a partir de um breve olhar sobre a história da moda, nosso cotidiano e subjetividade.

Tema do encontro de abril: Eu na moda, a moda em mim – meu cotidiano e subjetividade

Sábado, 5 de abril às 9h
Duração aproximada 180 minutos
44 vagas
Inscrições e Informações a partir do dia 18/3 pelo telefone (11) 2168 1876 de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h


SAIBA MAIS:

Na exposiÇÃo:
Vídeo Guia em Português, Inglês e Libras, com utilização de equipamento audiovisual
Os públicos surdo e ouvinte são convidados a percorrer a exposição Ocupação Zuzu seguindo seu próprio ritmo e interesse, por meio de equipamentos disponíveis para empréstimo.
Informações no balcão de atendimento – Piso Térreo

No site Itaucultural.org.br:
A cada exposição temporária, o Itaú Cultural disponibiliza material digital gratuitamente com mais informações sobre o conteúdo, sugestões de bibliografia e atividades para serem usados dentro e fora da escola.

Blog do Professor
Este é um canal e comunicação entre o Itaú Cultural e professores e/ou educadores. Sugestões, comentários e relatos são sempre bem vindo.



VOLTAR